h1

Ctrl C – Ctrl V

sexta-feira, 26 junho, 2009

ctrlcHá alguns dias recebi um email de um conhecido com um texto meu. Sim, um texto meu a respeito de um tema polêmico que está rodando por aí e, o pior de tudo, sem assinatura, sem link para o blog e sem nada. Plágio?! Sei lá! Quem começou a enviar não assinou o nome de ninguém. Apenas está circulando. Por um lado, ruim, afinal de contas tem gente apropriando indevidamente do que é seu trabalho. Por outro lado, bom, pelo menos alguém gostou! Rs.

Contei o que aconteceu para um amigo e ele foi logo dizendo: “você é louco, coloca suas idéias em domínio público e agora vem reclamar?!”. Sim, ele tem razão, toda razão. Em compensação, qual é o problema das pessoas saberem o que penso a respeito de alguns temas? Qual é o problema de escrever a respeito de um time de futebol ou de algum filme que eu vi?!  É óbvio que também não faço do meu diário virtual um diário de vida… Imagina eu escrever: querido diário, hoje eu almocei isso ou aquilo, fui para o trabalho, iniciei tal projeto. Credo! Apenas escrevo aquilo que julgo ser pertinente para o local. E, caso alguém copie – os famosos ctrl c, ctrl v, favor citar a fonte! Dá uma moral aí… Quem nunca copiou algo de alguém? Qual é o problema? Desde que você coloque a fonte e de onde veio, sem problemas! Seja apenas justo com quem criou o texto.

Quantas vezes eu faço algum texto de cinema e cito o cineplayer, ou então cito o Rica Perrone, com quem fui estagiário e hoje ele tem um dos blogs esportivos mais acessados do país. Qual é o problema? Desde que cite a fonte, não tem problema. Agora, enviar o texto alheio por email e não colocar referência… Aí é “flórida”. Não vale Nem R$1,99!  

Deixe um comentário

