h1

Doce ou travessura? Prefiro o nosso folclore!

segunda-feira, 3 novembro, 2008

Existem coisas na nossa cultura que são extremamente engraçadas. O folclore brasileiro, criado no imaginário da população, enriquece o brasileiro e traz a imagem do mito, as lendas e histórias. Personagens como o Saci Pererê, Mula sem Cabeça, Curupira, Lobisomem, Boitatá e muitos outros são ótimas marcas do povo brasileiro. “Cá entre nós”, o folclore brasileiro é linda.

Em compensação, o mesmo brasileiro que tem um rico repertório folclórico ainda vive a famosa síndrome do vira-lata, como diria Nelson Rodrigues. Existe uma grande necessidade de imitar a cultura de outros países e viver algo que não foi criada por nós.

O maior exemplo disso são algumas escolas brasileiras que fazem o famoso e chatíssimo Halloween, traduzido para o português como o Dia das Bruxas. Pior, essas escolas fazem as crianças irem fantasiadas de alguma coisa relacionada com a data, fazendo sempre alusão aos mortos, decoram a escola na temática e fazem o dia das bruxas tupiniquim.

Bom, errado de fazer isso pode até não estar. Em compensação, não recordo de uma escola que dedica uma festa para o folclore brasileiro. Que tenha no seu calendário a festa de nosso folclore. A conclusão que tiro de tudo isso é que nós não valorizamos a nossa cultura e preferimos nos pautar na cultura de outros países. Isso sim não vale Nem R$1,99!

E onde as crianças poderiam ser inseridas na nossa própria cultura? Na escola, claro! Exceto escolas de idiomas, que precisam apresentar não só outra língua, como a cultura dos países, as demais escolas que fazem esse tipo de festa e não valorizam a nossa cultura não valem Nem R$1,99.

Valorizar a nossa cultura é valorizar o povo brasileiro. Mas o nosso povo é otário mesmo, preferem brincar de “doces ou travessuras” a aproveitar as cantigas de roda e as modinhas brasileiras. Uma pena…

Abraço virtual,

Luiz Augusto Reis Almeida

Anúncios

3 comentários

  1. Meu camarada…com sua permissão..faço minhas suas palavras…concordo plenamente…


  2. isso nao e flocore nuca foi mande de povo burro……


  3. Temos tanta riqueza, imaginário e beleza nos travas linguas, cirandas, contos de troncoso e os personagens que são fantásticos sejam os seres mágicos ou os personagens espertos e vivaz!!! Mas temos que fazer perder o ranço, como algo fora do contexto e atual. Aí acho que todos nós poderemos agir!!!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: