h1

Palavra do especialista: Deu zebra em Monza

domingo, 14 setembro, 2008

Por: Alexandre Henrique Reis Almeida

Chegamos a Monza, essa corrida foi linda, com muitas ultrapassagens e com alguns pegas, mas nada se compara a todas que o Lewis fez. O cara que eu não sou nada fã correu demais, fez inúmeras ultrapassagens durante toda corrida, lutou demais contra todos, foi exagerado ao extremo nas ultrapassagens em Alonso (Renault) e em Mark Webber (RBR – Red Bull Racer).

Lewis e Raikkonen largaram em 15° e 14° respectivamente devido à chuva tê-los pego de surpresa ontem durante treino classificatório. Felipe largou em 6° com sua Ferrari sem chances de melhorar devido dificuldades em esquentar seus pneus.

O Felipe Massa foi político, em duas ocasiões em ultrapassagens limpas que ele fez, com a eminência de tomar uma penalização por ter usado um pouco mais da zebra no primeiro caso contra Nico Rosberg (Willians) e ter de sair do traçado na 2° perna da 1° chicane da corrida quando enfrentava Nick Heidfeld (BMW). Contra Rosberg após devolver a posição ao seu oponente ele conseguiu superá-lo na volta seguinte, já contra Heidfeld, não teve novas chances.

Kimi Raikkonen não demonstrava a que veio. Não ofereceu o mínimo risco quando o Hamilton o atacou, não mostrou ser companheiro de Massa assim como o brasileiro o fez na corrida de Interlagos no ano passado dando a ele o título mundial de 2007. Claro que ele não era obrigado a fazer isso, e ele também não agüentaria segurar o Lewis porque Lewis vinha muito rápido e forte, mas nem esboçou reação. Usando as palavras do Hamilton, foi covarde mesmo, sem meias palavras (o inglês usou outras palavras, mas quis dizer isso sobre o finlandês depois da corrida da semana passada na Bélgica onde eles se enrolaram nas últimas voltas culminando em punição para Hamilton).

Nelsinho terminou em 10° lugar enquanto seu companheiro Alonso terminou em 4°.

Rubinho terminou em 17° depois de andar até em 7°, mas teve de ir para os boxes e voltou lá prá trás.

A corrida findou com o surpreendente Sebastian Vettel a vencendo, com sua surpreendente Super Toro Rosso (STR). Heiki Kovalainen com sua Mclaren não ameaçou em nenhum momento o Vettel. Em seguida chegou o Kubica da BMW. Massa terminou em 6° e Hamilton em 7°. Kimi terminou em 9°.

O campeonato ficou com diferença de somente 1 ponto entre Hamilton e Massa, 78 e 77 respectivamente. Kubica agora tem 64 pontos em terceiro colocado geral.

Então nos encontramos em Cingapura daqui a 2 semanas, espero que desta vez consigamos sair líderes do campeonato com o Massa. Repito, seremos campeões, pelo menos estou torcendo muito para o Massa.

Anúncios

4 comentários

  1. Deu foi saudade do Schumi! Ouvir o hino da Alemanha na Formula 1 foi nostalgico….gostei!

    Sempre gostei do Schummy… Inclusive acho que ele é o maior piloto de todos os tempos! Foi melhor que Senna… É o Cara! Beijos


  2. Antes de mais tudo…Obrigado pela visita e pelo comentário! E segue, também, minha resposta ao seu comentário:

    Rubinho é um ponto que sempre causa discórdia, né (rs)?

    Se ele é, ou não, um bom piloto? Eu acho o seguinte…Se o cara conseguiu entrar na F1 (ou na Indy ou em qualquer outra categoria grande), ele tem seu valor…Ou o empresário dele é muito bom de lábia! Mas isso não acontece com frequência no automobilismo. E o Rubinho, realmente, tem seu valor como piloto. Mas, na grandes categorias, não basta habilidade com a direção…Basta olhar quem foram os grandes campiões! Todos, além da habilidade, tinham muita garra, coragem e eram arrojados (cada qual a sua maneira).

    E, creio que, é isso que falta ao Rubinho. Concordo com você, quando disse que ele é um bom piloto! Mas falta nele aquilo que precisa para ser um campeão…Coisa que os brasileiros, finalmente, reencontraram no Massa.

    Pelo menos é o que eu acho…

    Quanto á atual performace da Ferrari…Infelizmente, este ano, não estou acompanhando direito a Fórmula 1. Tanto que, tenho que confessar, nem sabia do que você estava falando, ao comentar sobre o GP de Valencia (rs). Por isso, prefiro não dar opiniões (sem fundamentos)…

    E, infelizmente, estou sem muito tempo agora. Mas já li quase todas suas matérias (Palavra do Especialista) e assim que puder comentarei.

    Abraços.

    😉

    Valeu aí, cara! Volte sempre ao blog e acompanhe, ok?! Abração


  3. Nunca, nunca, nunca e mais mil vezes nunca que o Schumi é melhor que Senna ou Piquet. Tá certo que gosto não se descute, mas é totalmente desleal uma comparação dessas, primeiro porque não temos parâmetros para comparação, e segundo, são épocas diferentes…

    Senna corria na era do braço do piloto, na astúcia, na inteligência, na dividida de curva com a faca entre os dentes, colocava a barata de lado, colocava roda ao lado de roda em reta e assim ia até o fim da curva, dirigia sem controle de tração, sem suspensão ativa e inteligente, com pneus slick ou biscoito somente… isso faz diferença imensa.

    Época do alemão não se via nada disso, o piloto ganhava na estratégia de pit, na tecnologia e nos pneus infinitamente diferentes uns para os outros. Não sou contra a modernização, mas isso é para efeito comparativo de equipamento disponível, que o único parâmetro que temos para comparação.

    Na época de Senna os oponentes éram outros grandes tal qual ele, não melhor, mas excelentes também, como Nigel “Leão” Mansel, Alain Prost, Nelson Piquet dentre outros super oponentes.

    Na época Michael quem era oponente dele? Damon Hill – credo, Jack Villeneuve – tão pouco, (os pais destes sim eram super pilotos, Gran Hill e Jilli Villeneuve), Mika Hakkinen ou David Coulthard – menos. E para estes que elenquei como oponentes de Michael somente o David Coulthard não foi campeão mundial superando o alemão. Detalhe, este alemão ganhou dois campeonatos na sujeira, jogando o carro em cima de Hill (este deu o troco no ano seguinte) em um campeonato e em outro campeonato fazendo o mesmo sobre o Villeneuve.

    O Senna pelo contrário foi vítima em uma temporada da década de 80 que não me recordo qual. Neste ano seu companheiro de equipe Alain Prost e ele dividiam a última corrida para ver quem seria o campeão (ambos corriam pela Mclaren), e o Prost precisava que o Senna não pontuasse, daí, na 1° curva deste último GP (se não me falha a memória trata-se de Suzuka), quem estava lá dividindo a curva com o Prost? Senna! O que Prost fez? Espalhou o carro pra cima de Senna e foram os dois para fora, sagrando se assim campeão este francês sacana (parece até que o Prost inspirou o alemão para fazer algo parecido assim anos depois).

    Mas isso não ficou barato, Senna devolveu na mesma moeda no ano seguinte quando os dois estavam na mesma situação, invertendo portanto a necessidade de Prost não pontuar para Senna ser campeão sem fazer esforço e também as equipes dos dois. Senna se manteve na Mclaren e Prost estava na Ferrari. Nesta mesma curva os dois a dividiram e Senna não exitou, descontou o campeonato roubado no ano anterior. Isso foi lindo sim porque ele estava fazendo justiça…

    Repito, gosto cada um tem o seu, mas não pude ler o que julgo como absurdo e ficar quieto… Não me leva a mal, mas existe parâmetro para comparar Pelé, Garrincha e Maradona com Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Kaká? Acredito que não.

    Somos irmãos e muitas vezes nos divertimos assistindo fórmula 1. Você deve recordar também que eu nunca fui de torcer pelo Senna. Sim, foi uma ótima pessoa, etc, etc, etc… Mas eu acredito que o Schummy foi muito melhor PILOTO… É questão de gosto mesmo! Os números dizem o quanto o alemão foi bom! Senna passou, é um mito do esporte, um ícone nacional, mas como piloto, meu amigo e irmão, vou de Schumacher. Abração


  4. Fazer o que, a teimosia em nossa família ainda impera… nem com tantos fatores

    Isso mesmo… Teimosia! rs – Eu nunca fui fã do Senna e não será agora que serei. Foi um piloto e tanto… Schummy foi o melhor de todos os tempos! É opinião mesmo! Abração



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: